manifestos anteriores
RASGO #ZERO / CORPULÊNCIA ARTISTAS REGISTROS

QEX é artista da performance (DRT: 11795) e professora de teatro licenciada pelo Departamento de Arte Dramática da UFRGS. Atua também como dubladora, cantora, escritora e fotógrafa . Em 2015, foi indicada, na categoria Atriz Revelação, pelo Mais Teatro ao Prêmio Açorianos, de Porto Alegre. Como atriz, participou de produções como Sarah(2015), Shopping and Fucking(2013), e do premiadíssimo espetáculo Wonderland e o que M. Jackson encontrou por lá(2014) do Teatro Sarcáustico, com direção de Daniel Colin. Em 2016 lançou, junto à banda Hierofantes de Marte, o álbum Debutando o Século XXI, que trás reflexões acerca da comunicação da Era Touchscreen, com ritmos híbridos, trazendo a dramaturgia de cena - com início, clímax e desfecho, para dentro da música. Atualmente pesquisa, dentro do curso de mestrado do PPGAC* da UFRGS, a tensão entre o ato fotográfico e o ato performático, se debruçando sobre o fenômeno da SELFIE como estímulo de criação, onde procura refletir a construção de identidade do sujeito conteporâneo.
*Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas.

Ariane Oliveira é graduanda do curso de Artes Visuais da UFRGS. Elabora seu fazer artístico e sua pesquisa a partir do corpo e de suas afetações e atravessamentos. Participou de diversas exposições coletivas em Porto Alegre, entre elas, Convocatória 331, do Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi), na Casa de Cultura Mário Quintana, Mostra Audiovisual Sem Destino, na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do Instituto de Artes da UFRGS; Faturas, no Memorial do Rio Grande do Sul, todas no período de 2015-2016. Elaborou a foto-instalação- Corpo labirinto Submerso, no espaço Ado Malagoli do Instituto de Artes. Participou da performance coletiva: Nós do Corpo: dores e prazeres, na Casa Frasca e do Espaço de Montagem // diálogos artísticos em processo na CCMQ, projeto de ações em diálogo contemplado no edital de ocupação da Casa de Cultura Mario Quintana. Expôs em diversas feiras de arte impressa, incluindo a Parada Gráfica, como integrante do Coletivo Alma. É organizadora da Terra Molhada, pequena editora independente. Trabalha com diferentes mídias na busca de intertextualidade, costurando imagem, traço, pincelada e palavra.
http://cargocollective.com/arianeoliveira

Gal Fa-Tal
Figura pública
Uma louca verdadeira


Andressa Cantergiani
Vive e trabalha em Porto Alegre/RS | Brasil.
É doutoranda em poéticas visuais no PPGAV-UFRGS. Mestre em Performance pelo Programa de Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008), com bolsa de pesquisa CAPES, através do projeto, “A midiatização da dor: estratégias comunicativas e resistência política”. Bacharel em Arte Dramática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004).
É fundadora,artista e gestora da Galeria Península. Em sua produção recente destacam se: QUASE UMA ILHA, curadoria e Vídeoperformance (Galeria Península, Porto Alegre/RS,2014).ATERRO, performance e exposição individual (Prêmio MINC-Intercâmbio Brasil/Cultura. Galeria Guillherme Cossoul. Lisboa, 2015). JOGOS DE APROXIMAÇÃO, residência artística e exposição coletiva (Galeria Península,Porto Alegre/RS, 2015). Exposição Coletiva Memórias e Identidades( Museu dos Direitos Humanos, Fórum Social Mundial. Porto Alegre, 2016). Residência artísstica TERRA UNA/MG (2016). Residência artística no Museu Bispo do Rosario de Arte Contemporânea, RJ (2016). Exposição individual TRANCE, Espaço Saracvra, RJ (2017). PPPP-PROGRAMA PÚBLICO DE PERFORMANCE PENÍNSULA, concepção e curadoria (Porto Alegre/RS, 2016/2017).